domingo, 24 de outubro de 2010

Domingo Dia do Senhor !

 É Domingo, dia em que segundo a maioria das tradições Cristãs deve-se parar as atividades cotidianas de trabalho e dedicar o dia ao Senhor Deus. É comum que o Domingo seja chamado como Dia do Senhor ! No Judaismo(como também em muitas religiões Cristãs),  como parada semanal de  descanso é guardado o Sábado e para os Mulçumanos, é a sexta-feira o dia sagrado na semana. O importante aqui é constatar que em todas as grande tradiçoes religiosas, há uma parada semanal, um momento semanal onde o agir deve diminui para  que a mente possa se aquietar e o nosso espirito seja penetrado e renovado pelas forças revigorantes que veem do Alto.

 É necessária esta parada semanal, pois ela nos possibilita estar mais íntimo com a familia, com os filhos, brincar, almoçar com calma, com alegria, ...É imprescindível um dia na semana para parar e deixar-se estar simplesmente, para o lazer, para interagir com a comuninade onde se mora, para participar de uma atividade religiosa, para recolher-se em oraçao, para visitar e receber amigos...para satisfazer nossas necessidades pessoais.

Mas o que faz o tema Domingo Dia do Senhor, num blog que tem como tema  Vendas???

Nós que trabalhamos com vendas, estamos sempre entrando diretamente em contato com as necessidades de nossos clientes , e buscamos satisfaze-las com nossos produtos e serviços que oferecemos. Nós vendedores  somos, ou deveriamos ser, especialistas em descobrir e ajudar a satisfazer as necessidades de nossos clientes, mas  para que consigamos fazer isso precisamos antes conhecer e estar conscientes de nossas próprias necessidades.

 Quando vamos para nossas ações de vendas sem conhecer nossas próprias necessidades,  corremos o risco de deixar o problema do cliente (para o qual ele nos chamou e agendou a reunião) em segundo plano e sem perceber começamos a forçar o fechamento da venda para satisfazer uma necessidade pessoal (como por exemplo a prestação do carro que está atrasada e que poderei quitar com a comissão que receberei caso feche a venda). Quando isso acontece, há grande chances do negócio não ser concluido, pois o Cliente "percebe" a fragilidade do vendedor e fica inseguro. Afinal, pensa o cliente, "este vendedor esta me propondo o negócio por que é bom para mim ou porque ele precisa da comissão?"Se eu fechar a compra vou resolver o meu problema ou o dele? ", e na duvida,o Cliente posterga ou desiste da compra.

Domingo, é uma parada semanal em que cada um de nós deve aproveitar para refletir  sobre suas próprias necessidades: dividas, relacionamentos, projetos, aquisições, problemas domésticos, divergências familiares etc. Fazer uma lista de necessidades , de projetos, etc e dar a cada uma destas demandas pessoais um direcionamento efetivo, com ação e data definidos para cumprimento. Por essa razão é tão importante que, revigorados com  a tranquilidade e inspiração dos Domingos,  planejarmos neste dia a semana que se inicia . E este planejamento deve ser total e não apenas profissional, e deve incluir totas as minhas necessidades  em todas as áreas da  vida: a profissional, a familiar,  a pessoal, a amorosa, a espiritual, etc.

 Assim fazendo, na segunda feira ao retornar para minhas ações de vendas  (telefonemas, emails, visitas etc.), estarei mais inteiro diante de cada cliente, e pronto para realmente contribuir com ele na solução de seus problemas, pois saberei que minhas necessidades  estão equacionadas ereceberãoo cuidado e atenção necessários.

Domingo Dia do Senhor!

Tadeu Ohl

Nenhum comentário: