quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quando esquecemos do Cliente...

O mundo, sob ponto de vista economico, é movido pelo binômio VENDA-COMPRA , ou se voce preferir COMPRA-VENDA. Com isso queremos dizer que sempre que alguém vende algo é porque outro alguém compra. Uma ação não acontece sem a outra. Parece óbvio, mas a questão é pertinente, pois muitas vezes enquanto vendedores, enquanmto agentes econômicos que estão a levar um produto ou serviço (ou ambos) nos esquecemos que na outra ponta está sempre um ser humano que tem necessidades, vontades e desejos...é que é na busca de satisfazer tudo isso, que todos os produtos e serviços são criados, oferecidos e vendidos.

 Na rotina frenética do dia a dia comercial, com visitas que se seguem, de telefonemas e emails a serem dados, de reuniões improdutivas, de propostas padrões que são geradas  automáticamente,  somos quase  que induzidos a colocar em plano secundário, o elemento principal de nossa existência profissional: o Cliente. Sem o Cliente , todos nós sabemos, nada acontece !!! Esquecer do Cliente é esquecer do próprio negócio e por que não da própria sobrevivência empresarial. Então sempre é bom perguntar:

 Quando nos esquecemos do Cliente?

Esquecemos do cliente quando colocamos o foco de nossa atenção de forma obtusa apenas na nossa meta de venda, e vendemos sem qualidade sem perceber o todo de sua necessidade.

Esquecemos do cliente quando empurramos um produto que não girou e a gerência comercial nos intima a escoá-lo de qualquer maneira e o fazemos omitindo do cliente informação e uma solução mais adequada a ele. Esquecemos do cliente quando não dizemos com honestidade: "Eu não posso ajudá-lo. Eu não tenho a solução que você precisa".

Esquecemos do cliente quando, nos misturamos ao processo de venda, e perdemos a essência milenar do ato de vender que é o contato com outro ser humano, e tudo o que percebemos do Cliente são apenas dados na tela de um computador gerados por um todo poderoso software de CRM.

Como sempre acontece quando esquecemos algo importante em nossas vidas (o aniversário de casamento, a apresentação de dança da filha, o controle da conta bancária) esquecer do cliente também traz consequências inrreparáveis e que de forma geral, somente serão percebidas por nós muito tempo depois.

Então, fica o convite para uma reflexão:
  • Em meu processo de venda, o cliente é realmente prioridade? 
  • Como pode o cliente estar sendo esquecido por mim ou minha equipe?
  • No médio e longo prazo, o que posso estar perdendo ao esquecer do Cliente?
  • O que devo e posso fazer "agora" para colocar o cliente como prioridade no processo comercial que eu participo?
  • Como posso contribuir para mobilizar a equipe comercial que participo para colocar o cliente realmente em primeiro plano?
Sigamos nos falando, assim desta forma virtual. Assumo o compromisso de colocar você leitor como prioridade aqui no Toques da TOC. E se tiver vontade entre em nosso site para nos conhecer melhor.

até breve.

com amizade Tadeu Ohl

Nenhum comentário: