domingo, 31 de outubro de 2010

Utilize a ferramenta corretamente

Para nós que vendemos, a palavra é a maior e mais poderosa ferramenta, porém precisa ser usada adequadamente. Numa fábrica há uma ferrramenta certa para cada operação a ser executada e a escolha errada ou mal uso do instrumento a ser utilizado coloca em risco o trabalho e o executor do serviço. É provável que você já tenha passado pela difícil experiência de tentar desapertar um parafuso com alicate ao invés de uma chave de fenda.

Em vendas é muito fácil errar no uso da palavra e normalmente quando  isso ocorre, acidentes acontecem !!!

Dentre os maiores erros que tenho encontrado no mal uso da palavra em vendas, está quando o vendedor começa a querer convencer o cliente a comprar pela argumentação compulsiva, isto é , começa a falar de seu produto e serviço incessantemente e não dá chance para o cliente argumentar e expor seu ponto de vista.

Nós todos sabemos o quanto incomoda um vendedor que fala compulsivamente ...afinal nas nossas vidas também somos clientes...e normalmente deletamos rapidamente o vendedor que nos quer vencer pela verborragia. Então porque é que quando estamos vendendo para  nosso cliente muitas vezes começamos a falar e não conseguimos parar???

A resposta a esta pergunta é uma só: INSEGURANÇA  !!!

 Quando estamos inseguros , começamos a falar compulsivamente para nao dar chance do cliente perceber nossa insegurança e desistir da compra, algo que até é compreessível do ponto de vista de auto-defesa, mas que não resolve absolutamente nada. Ao contrario, quando nós vendedores começamos a falar sem parar, aumentamos nossas chances de sermos deletados pelo cliente.

Então a questão toda é fortalecer nossa autoestima e segurança  estudando muito bem os produtos e serviços que vendedemos e os da concorrência também, e desenvolver cada vez mais a habilidade de investigar as necessidades do clientes o que torna possivel apresentar o produto/serviço que vendemos de forma assertiva, sem sobras de palavra.

 Se utlizar a palavra adequadamente, você terá um cliente totalmente conectado e interessado no que que voce está apresentando, e a venda sairá naturalmente, pois você estará utilizando a ferramenta certa da forma correta.

Nenhum comentário: